Dicas para vender pelo Whatsapp

Dicas para vender pelo Whatsapp

10 de junho de 2020

Dicas para vender pelo Whatsapp

Sim! Ele chegou para ficar! O Whatsapp entrou na nossa vida como aplicativo para troca de mensagens pessoais e aos poucos invadiu nossa vida profissional. Para alguns, começou como canal de contato com os clientes mais próximos ou mais importantes e aos poucos foi se ampliando. E por isso vale a pena aprender como vender pelo Whatsapp.

Sem dúvida o aplicativo tem suas vantagens. É gratuito, rápido e direto! E quem não gosta disso? Sem falar que cria uma relação de proximidade e é bastante efetivo com clientes difíceis de contatar durante o horário comercial.

Confesso que em mais de vinte anos trabalhando em áreas de relacionamento como call center, help desk ou televendas nunca vi uma ferramenta ser tão bem recebida. Sim, o aplicativo é bom para sua empresa e só precisamos ajustar nossa forma para vender pelo Whatsapp.

Se por um lado não gosto de recomendá-lo como canal de um primeiro contato para prospects (possíveis interessados em comprar), gosto demais de usá-lo como meio para vender mais para aqueles que já compraram da sua empresa, pois você já tem relacionamento criado.

Uma dica valiosa: é importante que você tenha permissão para acionar alguém pelo aplicativo, pois caso contrário corre um risco enorme de ser invasivo.

Quer mais dicas para vender pelo Whatsapp?

Pra mim, os maiores aliados para conseguir vender pelo WhatsApp são: a troca de vídeos, fotos e arquivos que ajudam a ‘puxar uma conversa’, despertar interesse ou até promover compras de impulso.

Outro recurso que valorizo neste tipo de mensagens rápidas são os gatilhos que criam a necessidade de uma ‘resposta’. Por exemplo: “Olá João! Nesta semana teremos revisão da nossa tabela de preço. Quando posso te ligar?”

Mas, você já deve ter notado que em alguns casos sua mensagem é lida e não respondida. E sem dúvida, este é um ponto de atenção para aqueles que esperam vender com uso do aplicativo. E nestes casos não recomendo ‘cobrar’ uma resposta, mas sim, sugiro mudar de canal de contato e tentar contornar esta objeção por telefone ou pessoalmente.

Sem dúvida o Whatsapp é bom para sua empresa vender mais e fortalecer o relacionamento com seus clientes.

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Leitura sugerida: Sua empresa já usa o WhatsApp Corporativo?

Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes da Foco Consultoria, especialista em Prospecção e Vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.

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