Treinar sua equipe dá resultado

5 de novembro de 2017

Treinar sua equipe dá resultado

Treinar é sempre uma opção para gestores que precisam de mais e melhores resultados. E o mercado oferece soluções neste sentido, pois temos bons profissionais que se aperfeiçoam continuamente em técnicas e conhecimento para treinar equipes. Mas, por que nem sempre a equipe retorna do treinamento de maneira transformada?

Vou responder a esta pergunta falando um pouco sobre a minha experiência em treinamentos de prospecção e vendas por telefone e atendimento. Em alguns momentos me vi treinando equipes desmotivadas seja pela falta de resultados, desgaste da profissão, tempo de empresa ou pela frustração da carreira. Analiso que as equipes saem do treinamento com o entendimento do conteúdo e sobre a necessidade de mudanças de atitudes em relação aos resultados, aos clientes e as empresas. Porém, também vejo que a visão das empresas de que o treinamento é a “salvação para todos os males” é equivocada.

Bons treinamentos dão resultados, no entanto outras ações por parte dos gestores e das empresas são complementares e se fazem necessárias. Vamos aos exemplos.

Podemos treinar equipes em prospecção e vendas por telefone e ao se atingir melhores resultados, as vendas não se concretizarem por falta de estrutura ou organização da equipe de campo.

É possível ter uma equipe em pleno desempenho ao receber treinamento sobre como vender mais ao telefone ou como realizar negociações mais eficazes e no dia a dia não fechar mais negócios por falta de estoque ou capacidade de produção.

Podemos ter equipes mais motivadas com treinamento sobre atendimento ao cliente e ao exercerem suas atividades os profissionais se deparam com falhas de processo que impactam o cliente. E que motivação resiste a demora no sistema que irrita os clientes e a própria equipe?

Por fim, o que dizer sobre um “gestor (des)motivador” que não sabe como extrair resultados de equipes bem treinadas?

Atenção! Bons treinamentos dão resultado! Mas é preciso também melhorar os processos e a percepção dos gestores neste sentido. Pense nisso e analise como melhorar seus processos para ter uma equipe mais motivada e com melhor resultado de vendas.

Sua empresa ou sua equipe tem necessidade de obter resultados melhores com treinamento? Conte sua experiência pra gente.

Post escrito por: Fafita Lopes Perpétuo. Consultora empresarial e palestrante. Atua na Foco Consultoria e Treinamento (www.fococonsultoria.net.br) em projetos com pequenas e médias empresas nas áreas de prospecção e vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-vendas. Escreve para o blog Foco no Cliente (http://fococonsultoria.net.br/blog.php)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Mais para explorar