Você já ouviu esta objeção na hora de vender por telefone? Quem nunca perdeu uma venda para um concorrente que atire a primeira pedra!
Mas nem tudo está perdido. Vamos aos fatos!
- O cliente tem o perfil ideal pra você. Afinal comprou do seu concorrente
- Tem potencial de compra, pois acabou de fechar um pedido ou contrato
- Vai precisar negociar novamente
Atenção! Ao ouvir a objeção que seu potencial comprador acabou de comprar de um concorrente, não desista!
Toda objeção merece resposta. O que quer dizer que você só precisa estar preparado pra passar por ela. É uma questão de técnica!
Pra mim quando você responde uma objeção demonstra sua força comercial, pois quem está do outro lado da linha percebe seu conhecimento técnico e habilidades de negociador.
Aliás, preciso te contar que a persistência é uma das competências que mais admiro nos profissionais que fazem vendas por telefone.
E claro! Persistir é diferente de insistir.
Para te ajudar a contornar essa objeção eu recomendo que você aproveite a ligação pra captar informações que serão essenciais numa próxima negociação:
- Quem é a empresa concorrente?
Essa indicação ajudará você a entender o perfil de preço do produto ou serviço que foi adquirido.
Mas atenção! Nunca fale mal dos concorrentes. Apenas anote e analise como esse dado será útil em um próximo contato de venda por telefone.
- Por que a negociação foi fechada com outro fornecedor? Esse é um ponto decisivo para você abrir uma nova oportunidade de venda.
Mas, antes de finalizar o contato por telefone pergunte diretamente ao decisor:
Quando você pretender fazer uma próxima compra?
O que acha de ter outro fornecedor pra te atender?
Com essas informações em mãos você pode agendar um novo contato e criar uma sua melhor oportunidade de vender!
Força e boas vendas!