“Não sei bem explicar o que aconteceu quando a cliente atendeu minha ligação.
O nervosismo tomou conta de mim, a boca ficou seca, comecei a suar, enfim, travei!
Era a primeira vez que falava com aquela cliente e fazia algum tempo que não fazia contatos de prospecção por telefone. A minha reação quando ela atendeu foi dizer alô…alô…alô.
Tive que desligar”.
Relatos como este são frequentes e apontam como é importante e sempre muito válido nos prepararmos antes dos contatos de prospecção. Por mais corriqueiro que seja pegar o telefone e ligar pra alguém, quando falamos de prospecção de clientes é importante agir com preparo.
O que eu falo quando o cliente atender? Pensar na resposta para esta simples pergunta já é uma maneira simples de nos prepararmos. Analisar o máximo de informações sobre a empresa e o cliente antes de ligar, pensar o que vai oferecer ao cliente quando tiver oportunidade de falar. Todas estas são formas de nos tornarmos mais confiantes e porque não dizer seguros com as nossas abordagens de vendas por telefone.
Quer mais uma dica! Pense nas perguntas! O que vai perguntar para o cliente de forma a conduzir a conversa para a negociação? E lembre-se, pense sempre em perguntas abertas, pois elas vão facilitar a conversa com o cliente.
Quer mais uma dica! Chame sempre o cliente pelo nome. Assim você cria uma sensação de familiaridade e estabelece boas conexões.
Este post foi escrito pela Consultora Fafita L. Perpétuo da Foco Consultoria que é especialista em prospecção e vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.