É como eu sempre digo… manter relacionamento com o cliente é um forma de vender mais.
Por isso se sua empresa vê o atendimento ao cliente como uma obrigação ou como um custo já vou logo avisando… CUIDADO!
Você já se perguntou por que após tanto esforço para que o cliente compre da sua empresa, você não faz o mesmo esforço ou mais para que ele volte a comprar?
Esta pergunta pode ter diferentes respostas. Sua empresa não vende mais para o mesmo cliente por que:
- Não conhece o cliente, ou seja, nem sabe quem ele é ou,
- Sabe quem ele é, mas não mantem um relacionamento com ele
Mas, e como você faz para criar e manter relacionamento com os clientes?
Primeiro, não espere que seu cliente se lembre da sua empresa, mas sim se faça lembrar!
E para isso é preciso pelo menos saber quem é o seu cliente. Portanto, faça um cadastro de clientes. Mas para que estes cadastros se revertam em ações que levem a novas vendas é preciso atentar-se para alguns CUIDADOS.
Vamos pensar em um exemplo do nosso cotidiano. Você “vê com bons olhos” quando alguém procura você SOMENTE quando está com dificuldades ou precisando de alguma ajuda ou algum favor? Acredito que a resposta seja ‘não’.
Com seu cliente é a mesma coisa! Por isso, não faça contatos com seus clientes apenas para vender, crie um calendário de contatos com ações de relacionamento.
Lembre-se! Se não mantiver um relacionamento com seu cliente, como você quer que ele compre novamente da sua empresa?
Se precisar de ajuda para criar um calendário de contatos com seu cliente conte conosco!
Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes da Foco Consultoria que é especialista em prospecção e vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.