O post de hoje foi escrito pela Josiane Lopes da Target-Q Consultoria e Treinamento que vai nos falar sobre qualidade e as novidades da ISO 9001:2015
Você sabia que a norma da ISO 9001:2015 será revisada?
Já sabemos que a nova versão está prevista para publicação em setembro/2015 e podemos conhecer o que vem por aí com base no rascunho da norma – Draft ISO DIS 9001:2014, o qual foi liberado para todos os usuários (profissionais, organismos certificadores, consultorias) pela entidade ISO – ‘International Organization of standardization” – Organização Internacional para Padronização.
Hoje vamos entender quais foram as necessidades para revisão da norma?
Toda norma ISO publicada passa por revisões periódicas dentro dos seus comitês (a cada 5 anos) sendo o objetivo a garantia de que permaneçam adequadas ao propósito.
A ISO-9001:2008 foi reanalisada em 2010/2011 e foi constatado que a mesma precisava ser revisada.
Diversos fatores influenciaram a revisão da ISO-9001:2008, dentre eles:
- O resultado de uma ampla pesquisa com usuários e não usuários da ISO-9001:2008;
- Mudanças na forma como os negócios são conduzidos atualmente (emails, internet etc) e organizados (parcerias , terceirização etc);
- A percepção de que a ISO-9001 ainda está muito focada em empresas de manufatura de grande porte e não para empresas de serviços e pequeno porte;
- O desenvolvimento de uma estrutura comum, textos e definições para sistemas de gestão padronizados pela ISO.
A pesquisa com usuários e não usuários da norma apontaram:
- Dificuldades do mercado em expressar os problemas e quais as mudanças necessárias de forma relevante – foi preciso investigar
- Os usuários entendem que o maior problema é a forma de implementação do SGQ para certificação ISO 9001- Aqui entra o trabalho da consultoria ou do profissional que conduz o processo dentro das organizações.
- A falta de credibilidade nas certificações e desejo de melhoria no contexto da avaliação da conformidade.
Lembrando que as mudanças da ISO 9001 devem :
- Ser relevantes aos requisitos do sistema de gestão da qualidade;
- Acrescentar confiança as habilidades da organização em fornecer produtos e/ou serviços conformes;
- Aumentar as habilidades da organização em satisfazer os clientes;
- Aumentar a confiança nos sistemas de gestão da qualidade baseados na ISO-9001;
Por hoje ficamos por aqui.
Texto originalmente publicado em https://targetqblog.wordpress.com/
Este post foi escrito por Josiane Lopes é Sócia/ Consultora da Target-Q Consultoria e Treinamento e é especialista na implantação de Sistemas de Gestão de Qualidade (ISO-9001), Meio-Ambiente (ISO-14001), Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS-18001). Contato: [email protected]