Como está a qualidade da sua empresa?

Como está a qualidade da sua empresa?

16 de abril de 2015

Como está a qualidade da sua empresa?

O post de hoje foi escrito pela Josiane Lopes da Target-Q Consultoria e Treinamento que vai nos falar sobre qualidade e as novidades da ISO 9001:2015

Você sabia que a norma da ISO 9001:2015 será revisada?

Já sabemos que a nova versão está prevista para publicação em setembro/2015 e podemos conhecer o que vem por aí com base no rascunho da norma – Draft ISO DIS 9001:2014, o qual foi liberado para todos os usuários (profissionais, organismos certificadores, consultorias) pela entidade ISO –  ‘International Organization of standardization” – Organização Internacional para Padronização.

Hoje vamos entender quais foram as necessidades para revisão da norma?

Toda norma ISO publicada passa por revisões periódicas dentro dos seus comitês (a cada 5 anos) sendo o objetivo a garantia de que permaneçam adequadas ao propósito.

A ISO-9001:2008 foi reanalisada em 2010/2011 e foi constatado que a mesma precisava ser revisada.

Diversos  fatores  influenciaram a revisão da ISO-9001:2008, dentre eles:

  • O resultado de uma ampla pesquisa com usuários e não usuários da ISO-9001:2008;
  • Mudanças na forma como os negócios são conduzidos atualmente (emails, internet etc) e organizados (parcerias , terceirização etc);
  • A percepção de que a ISO-9001 ainda está muito focada em empresas de manufatura de grande porte e não para empresas de serviços e pequeno porte;
  • O desenvolvimento de uma estrutura comum, textos e definições para sistemas de gestão padronizados pela ISO.

A pesquisa com usuários e não usuários da norma apontaram:

  • Dificuldades do mercado em expressar os problemas e quais as mudanças necessárias de forma relevante – foi preciso investigar
  • Os usuários entendem que o maior problema é a forma de implementação do SGQ para certificação ISO 9001-  Aqui entra o trabalho da consultoria ou do profissional que conduz o processo dentro das organizações.
  • A falta de credibilidade nas certificações e desejo de melhoria no contexto da avaliação da conformidade.

Lembrando que as mudanças da ISO 9001 devem :

  • Ser relevantes aos requisitos do sistema de gestão da qualidade;
  • Acrescentar confiança as habilidades da organização em fornecer produtos e/ou serviços conformes;
  • Aumentar as habilidades da organização em satisfazer os clientes;
  • Aumentar a confiança nos sistemas de gestão da qualidade baseados na ISO-9001;

Por hoje ficamos por aqui.

Texto originalmente publicado em https://targetqblog.wordpress.com/

Este post foi escrito por Josiane Lopes é Sócia/ Consultora da Target-Q Consultoria e Treinamento e é especialista na implantação de Sistemas de Gestão de Qualidade (ISO-9001), Meio-Ambiente (ISO-14001), Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS-18001). Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post

Mais para explorar