Eu te entendo, pois também não sabia o que falar quando o cliente atendia a ligação. Tinha medo dele desligar e de ficar sem saber o que dizer. Prospectar sempre foi difícil pra mim!
Foi por isso que me desafiei a praticar e aprender técnicas de prospecção e vendas por telefone. E assim me tornei consultora especialista nestas áreas.
Agora resolvi compartilhar com você estas dicas:
✅ Faça a ligação! A cada contato você fica mais confiante e aprende quais são os melhores caminhos. E com isso o medo vai diminuindo.
Antes de prospectar cada contato eu estudo o potencial comprador (uso o Google, site e redes sociais) para que me sinta mais segura e demonstre que me preparei.
Aliás, até hoje antes de ligar eu penso qual objetivo da ligação e consequentemente qual pergunta vou fazer. Pra mim boas perguntas sejam abertas ou fechadas são decisivas para o meu resultado!
✅ Demonstre calma e seja profissional. Mantenha um tom de voz natural (nem muito baixo, nem muito alto). A voz é parte muito importante para determinar que você conhece o que está fazendo. E as pessoas percebem que você é alguém que vale a pena ouvir.
Mas cuidado com a falta de profissionalismo na hora de prospectar hein? Nada de intimidade (Oi, querida!), linguagem muito informal (E aí, cê tá beleza?) ou perguntas que podem causar desconforto (Qual faturamento da sua empresa?).
Assim você se diferencia das ligações de telemarketing. E o cliente percebe que você não é “qualquer um” ou “qualquer uma”.
✅ Já no começo da ligação, seja objetivo e use perguntas. Lembre-se: ouvir mais do que falar.
A dica é: use frases curtas, pois falar muito não é falar bem e quem está do outro lado da linha por vezes nem consegue acompanhar seu ritmo de fala. Já parou pra pensar que na hora de prospectar você pode estar falando muito por medo ou ansiedade?
Fale pouco e use uma pergunta para trazer o cliente para a conversa. Assim você percebe como deve conduzir esta ligação.
Veja este exemplo: Eu faço treinamento em prospecção e vendas por telefone. Você usa estes canais pra vender?
✅ Seja ágil para identificar quem é o comprador que não tem perfil ou não está no momento de compra. Um bom script vai te ajudar a rapidamente entender estes pontos. A dica aqui é usar perguntas inteligentes!
Por exemplo: Quem é o fornecedor que te atende com isso? OU De quem você compra este serviço/produto? Veja que aqui dependendo da resposta você sabe se ele tem perfil para comprar o que você vende.
E atenção! Não perca tempo com clientes que neste momento não estão abertos para negociar. Agende um novo contato e vá para a próxima ligação! Siga prospectando!
✅ Crie uma rotina. Defina quanto tempo por dia ou semana vai se dedicar a fazer contatos de prospecção. Você pode deixar um tempo da sua agenda fechado para esta atividade. Recomendo que use o CRM. Dá uma olhada no Moskit
Faça sua rotina de ligações (com frequência) e os resultados logo vão aparecer.
O resultado da prospecção é a venda. Por isso eu te desafio a enfrentar seu medo de fazer ligações. Aos poucos você percebe os resultados! E claro conte comigo!
Compartilhe esta FafiDica com quem precisa perder o medo de prospectar.
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Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes, especialista em Prospecção e Vendas por telefone e WhatsApp e atendimento ao cliente.