A meta precisa ser batida. Esta a minha e a sua realidade!
Todo mês você faz tudo sempre igual. Na primeira semana espera o cliente aparecer. Passados mais alguns dias se dá conta que as vendas estão abaixo do que precisa e se preocupa. Percebe que aquelas pessoas que ficaram de ligar, sumiram! E sua meta ainda não está nem perto de ser batida.
É quase fim de mês, as cobranças do Gerente ficam mais acentuadas. Revê todos os contatos, pedidos não fechados, anotações e mensagens que enviou para os potenciais compradores. Os dias estão passando, as vendas não chegam e a meta que parecia possível ainda não está batida.
A temida última semana do mês se aproxima. A meta precisa ser batida, haja o que houver. E então, você sente uma mistura de ansiedade com angústia sempre que pensa que o mês está acabando.
Por fim, o resultado não acontece! A meta mensal não foi batida. A frustação é evidente e a pressão aumenta.
A questão é: você quer ter a meta batida todos os meses sem sofrer?
Por onde começar
Ter a sua meta de venda batida é possível, mas para isso é indispensável que você tenha atitude e planejamento. Não se engane, nem fique buscando desculpas. As empresas precisam de resultados e você é capaz de fazer acontecer.
Vou te contar como eu ajudo meus clientes de consultoria a atingir seus melhores resultados:
Passo 1 – Avalie por que você perdeu vendas no mês anterior e responda…
Fez acompanhamento do orçamento ou ficou esperando o cliente te ligar?
Aguardar uma decisão de forma passiva não é a nossa melhor opção. Alguns clientes precisam de apoio para comprar. Simples assim!
Você sabe por que o cliente não fechou com você?
Entender os motivos de perda nas vendas é essencial para aperfeiçoar seu trabalho. Este é o caminho para ver sua meta batida.
Passo 2: Divida o total da sua meta por semana ou dia útil. Agora me responda...
O que precisa ser feito para atingir o resultado?
A chave para esta pergunta pode ser: acompanhar propostas ou orçamentos, oferecer produtos ou serviços que os clientes ainda não compraram, falar com clientes que estão inativos, fazer pós-venda ou prospectar.
Passo 3: Prospecte clientes
Mas, Fafita…eu não gosto de prospectar!
Já ouvi esta frase tantas vezes que perdi as contas. Há uma confusão neste tema que preciso esclarecer! Prospectar é transformar uma oportunidade em venda. Então sua empresa prospecta de 3 formas:
- Fazendo o cliente te achar. E o marketing digital é uma excelente ferramenta para isso.
- Recebendo indicações. Alguém te indicou? Então agora faça a venda acontecer!
- Captando potenciais compradores de forma ativa. Acho que esta é a opção mais temida entre os profissionais de venda.
Agora preciso te dizer que diante destas 3 opções VOCÊ JÁ ESTÁ PROSPECTANDO.
Fazer prospecção é ter mais chance de vender e assim mais tranquilidade para ter sua meta batida.
É isso mesmo! Se fizer sentido pra você sugiro que reconsidere sua não preferência. E perca o medo ou preconceito de prospectar. Afinal, prospecção não é telemarketing.
Passo 4: Entenda as dores do seu cliente
Quero te provocar a refletir sobre 2 pontos:
- O que você resolve na vida dos seus clientes?
- Você sabe quais benefícios seu produto ou serviço oferece?
Entender o que leva as pessoas a comprar de você aponta para as dores comerciais que sua empresa resolve.
E por outro lado os benefícios nos mostram qual impacto produzimos na vida dos consumidores.
Por exemplo: quando escolhemos um restaurante uma dor é saciar a fome. E os benefícios são: um ambiente adequado para alimentação, com variedade e preço em equilíbrio com a qualidade que desejamos.
Agora releia as duas perguntas.
Se não souber respondê-las converse com seus clientes.
Passo 5 – Saiba como quebrar objeções
Está caro, né? Quem nunca ouviu esta objeção que atire a primeira pedra!
Saber como contornar objeções é uma questão de técnica aliada a conhecimento.
Com o tempo você vai conseguir enxergar mais possibilidade de fechamento e por isso seus melhores resultados virão e a meta batida! Pode acreditar.
Passo 6 – Foque no relacionamento e ofereça valor, não só preço.
Sair da guerra de preços é um desejo de muitas empresas. Para outras é uma realidade, pois conseguem demonstrar valor. E assim são a opção mais desejada do consumidor, independente de tudo!
Qual valor sua empresa entrega?
Ter um relacionamento fortalecido com sua base de clientes é investir em um valor essencial para longevidade do seu negócio.
Por fim quero te dizer que ter a meta batida todos os meses e atingir seus melhores resultados é uma construção, ou seja, não vai acontecer magicamente.
Chega de ansiedade e frustração! Você é capaz de fazer acontecer com atitude e planejamento.
Se precisar de ajuda para vender mais fale comigo. Entre agora no meu Instagram @fafitalopesp e tire todas as dúvidas!