Passo a passo para ter a meta batida.

Passo a passo para ter a meta batida.

2 de novembro de 2021

Passo a passo para ter a meta batida.

A meta precisa ser batida. Esta a minha e a sua realidade!

Todo mês você faz tudo sempre igual. Na primeira semana espera o cliente aparecer. Passados mais alguns dias se dá conta que as vendas estão abaixo do que precisa e se preocupa. Percebe que aquelas pessoas que ficaram de ligar, sumiram! E sua meta ainda não está nem perto de ser batida.

É quase fim de mês, as cobranças do Gerente ficam mais acentuadas. Revê todos os contatos, pedidos não fechados, anotações e mensagens que enviou para os potenciais compradores. Os dias estão passando, as vendas não chegam e a meta que parecia possível ainda não está batida.

A temida última semana do mês se aproxima. A meta precisa ser batida, haja o que houver. E então, você sente uma mistura de ansiedade com angústia sempre que pensa que o mês está acabando.

Por fim, o resultado não acontece! A meta mensal não foi batida. A frustação é evidente e a pressão aumenta.

A questão é: você quer ter a meta batida todos os meses sem sofrer?

Por onde começar

Ter a sua meta de venda batida é possível, mas para isso é indispensável que você tenha atitude e planejamento. Não se engane, nem fique buscando desculpas. As empresas precisam de resultados e você é capaz de fazer acontecer.

Vou te contar como eu ajudo meus clientes de consultoria a atingir seus melhores resultados:

Passo 1 – Avalie por que você perdeu vendas no mês anterior e responda…

Fez acompanhamento do orçamento ou ficou esperando o cliente te ligar?

Aguardar uma decisão de forma passiva não é a nossa melhor opção. Alguns clientes precisam de apoio para comprar. Simples assim!

Você sabe por que o cliente não fechou com você?

Entender os motivos de perda nas vendas é essencial para aperfeiçoar seu trabalho. Este é o caminho para ver sua meta batida.

Passo 2: Divida o total da sua meta por semana ou dia útil. Agora me responda...

O que precisa ser feito para atingir o resultado?

A chave para esta pergunta pode ser: acompanhar propostas ou orçamentos, oferecer produtos ou serviços que os clientes ainda não compraram, falar com clientes que estão inativos, fazer pós-venda ou prospectar.

Passo 3: Prospecte clientes

Mas, Fafita…eu não gosto de prospectar!

Já ouvi esta frase tantas vezes que perdi as contas. Há uma confusão neste tema que preciso esclarecer! Prospectar é transformar uma oportunidade em venda. Então sua empresa prospecta de 3 formas:

  1. Fazendo o cliente te achar. E o marketing digital é uma excelente ferramenta para isso.
  2. Recebendo indicações. Alguém te indicou? Então agora faça a venda acontecer!
  3. Captando potenciais compradores de forma ativa. Acho que esta é a opção mais temida entre os profissionais de venda.

Agora preciso te dizer que diante destas 3 opções VOCÊ JÁ ESTÁ PROSPECTANDO.

Fazer prospecção é ter mais chance de vender e assim mais tranquilidade para ter sua meta batida.

É isso mesmo! Se fizer sentido pra você sugiro que reconsidere sua não preferência. E perca o medo ou preconceito de prospectar. Afinal, prospecção não é telemarketing.

Passo 4: Entenda as dores do seu cliente

Quero te provocar a refletir sobre 2 pontos:

  1. O que você resolve na vida dos seus clientes?
  2. Você sabe quais benefícios seu produto ou serviço oferece?

Entender o que leva as pessoas a comprar de você aponta para as dores comerciais que sua empresa resolve.

E por outro lado os benefícios nos mostram qual impacto produzimos na vida dos consumidores.

Por exemplo: quando escolhemos um restaurante uma dor é saciar a fome. E os benefícios são: um ambiente adequado para alimentação, com variedade e preço em equilíbrio com a qualidade que desejamos.

Agora releia as duas perguntas.

Se não souber respondê-las converse com seus clientes.

Passo 5 – Saiba como quebrar objeções

Está caro, né? Quem nunca ouviu esta objeção que atire a primeira pedra!

Saber como contornar objeções é uma questão de técnica aliada a conhecimento.

Com o tempo você vai conseguir enxergar mais possibilidade de fechamento e por isso seus melhores resultados virão e a meta batida! Pode acreditar.

Passo 6 – Foque no relacionamento e ofereça valor, não só preço.

Sair da guerra de preços é um desejo de muitas empresas. Para outras é uma realidade, pois conseguem demonstrar valor. E assim são a opção mais desejada do consumidor, independente de tudo!

Qual valor sua empresa entrega?

Ter um relacionamento fortalecido com sua base de clientes é investir em um valor essencial para longevidade do seu negócio.

Por fim quero te dizer que ter a meta batida todos os meses e atingir seus melhores resultados é uma construção, ou seja, não vai acontecer magicamente.

Chega de ansiedade e frustração! Você é capaz de fazer acontecer com atitude e planejamento.

Se precisar de ajuda para vender mais fale comigo. Entre agora no meu Instagram @fafitalopesp e tire todas as dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post

Mais para explorar