De quem é esta voz?

De quem é esta voz?

9 de dezembro de 2014

De quem é esta voz?

O post de hoje tem como convidada Daniele Almeida da Expressiva-Fonoaudiologia que nos traz dicas sobre o uso da voz.

Imagine agora a voz de um comercial de rádio que anuncia promoções…é uma voz acelerada com estilo jovem e que transmite dinamismo.

Nossa voz diz muito sobre quem somos. Ela pode transmitir muitas impressões sobre quem está falando tais como: o estado de saúde, a idade e outros aspectos sociais. Além disso, para cada profissão se espera uma voz diferente que são as chamadas “vozes preferidas”.

Já reparou que ao conversar por telefone com alguém que não conhecemos criamos uma imagem da pessoa somente pela voz?

Ao ligar para uma central de atendimento (call center, SAC, help desk, 0800) idealizamos as pessoas por suas vozes e criamos a imagem da empresa. Por isso, a voz é tão relevante para as percepções dos nossos clientes.

Portanto uma voz clara, agradável e com poder de adaptação para diferentes clientes é o desejável para os profissionais que lidam com público seja por telefone ou pessoalmente.

E como é a sua voz?

Uma boa dica para aprimorar sua percepção é gravar a própria voz (você pode fazer isso com recurso do próprio celular). Depois ouça e escreva os pontos positivos e negativos.

Caso queria transmitir mais segurança é válido articular melhor as palavras e desacelerar a falar.

Caso precise de mais seriedade e confiança respeite a pontuação e evite “saltos” para o tom agudo da voz que podem transmitir descontrole.

Lembre-se: autopercepção é imprescindível para profissionais que querem se comunicar bem.

Este post foi escrito por Daniele Almeida da Expressiva-Fonoaudiologia com a colaboração da Consultora Fafita L. Perpétuo da Foco Consultoria. 

Behlau M. Vozes preferidas: considerações sobre opções vocais nas profissões. Fono Atual. 2001;4(16):10-4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post

Mais para explorar