Dica do blog: Articule e destrave as palavras

20 de agosto de 2015

Dica do blog: Articule e destrave as palavras

O post de hoje foi escrito pela nossa convidada Daniele Almeida da Expressiva-Fonoaudiologia.

A Daniele já escreveu outro post aqui no blog sobre o uso da voz. Clique aqui para ler novamente

Pronunciar todas as sílabas de maneira clara e precisa parece uma condição simples que a grande maioria consegue. Mas quem nunca tropeçou em uma palavra ou queria dizer uma coisa e saiu outra? Confundir, tropeçar, “comer” algumas letras é até aceito na conversa informal, mas na comunicação profissional e ainda por telefone, viram erros que empobrecem a fala e reforça a impressão de amadorismo para quem ouve.

Atente para a pronúncia dos sons com S, Z, J, CH, R, L, LH que exigem um movimento preciso da musculatura da boca, como os lábios, bochechas e língua.

Vale ressaltar que alterações na arcada dentária também interferem na clareza dos sons – investigue com o dentista.

Cansaço, estresse e falta de treino limitam a boa articulação; Os músculos da boca assim como o restante do corpo tencionam e por isto tropeçamos em palavras mais elaboradas como, por exemplo: Problemática, Triatleta, Triglirides, Vangloriou  –  palavras com combinação de R e L exigem uma dicção afiada.

Para destravar as palavras e ampliar a dicção pratique a leitura em voz alta. Hoje o incentivo a leitura passou a ser mais silenciosa e individual e com isto, deixamos de aprimorar a fala.

Pra quem têm filhos ler uma história em voz alta garante uma aprendizagem mútua, ótimo para quem ouve e melhor ainda pra quem fala.

Este post foi escrito por Daniele Almeida da Expressiva-Fonoaudiologia com a colaboração da Consultora Fafita L. Perpétuo da Foco Consultoria. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Mais para explorar