Dica do blog: Articule e destrave as palavras

Dica do blog: Articule e destrave as palavras

20 de agosto de 2015

Dica do blog: Articule e destrave as palavras

O post de hoje foi escrito pela nossa convidada Daniele Almeida da Expressiva-Fonoaudiologia.

A Daniele já escreveu outro post aqui no blog sobre o uso da voz. Clique aqui para ler novamente

Pronunciar todas as sílabas de maneira clara e precisa parece uma condição simples que a grande maioria consegue. Mas quem nunca tropeçou em uma palavra ou queria dizer uma coisa e saiu outra? Confundir, tropeçar, “comer” algumas letras é até aceito na conversa informal, mas na comunicação profissional e ainda por telefone, viram erros que empobrecem a fala e reforça a impressão de amadorismo para quem ouve.

Atente para a pronúncia dos sons com S, Z, J, CH, R, L, LH que exigem um movimento preciso da musculatura da boca, como os lábios, bochechas e língua.

Vale ressaltar que alterações na arcada dentária também interferem na clareza dos sons – investigue com o dentista.

Cansaço, estresse e falta de treino limitam a boa articulação; Os músculos da boca assim como o restante do corpo tencionam e por isto tropeçamos em palavras mais elaboradas como, por exemplo: Problemática, Triatleta, Triglirides, Vangloriou  –  palavras com combinação de R e L exigem uma dicção afiada.

Para destravar as palavras e ampliar a dicção pratique a leitura em voz alta. Hoje o incentivo a leitura passou a ser mais silenciosa e individual e com isto, deixamos de aprimorar a fala.

Pra quem têm filhos ler uma história em voz alta garante uma aprendizagem mútua, ótimo para quem ouve e melhor ainda pra quem fala.

Este post foi escrito por Daniele Almeida da Expressiva-Fonoaudiologia com a colaboração da Consultora Fafita L. Perpétuo da Foco Consultoria. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post

Mais para explorar