Habilidade nº 1 para entrevistadores. Você sabe qual é?

2 de março de 2015

Habilidade nº 1 para entrevistadores. Você sabe qual é?

O post de hoje foi escrito pela Fabiana Poletti que é Coach e Consultora especialista em Gestão de Pessoas e uma das profissionais de RH mais dedicadas com quem já trabalhei.

Nesta semana ela vai falar aqui no blog sobre processos seletivos com dicas para ENTREVISTADORES e ENTREVISTADOS.

Boa leitura!

O resultado de uma pesquisa que realizei em janeiro perguntando aos participantes sobre suas experiências em processos seletivos apontaram que 11,77% as avaliam como excelentes,  29,41% como muito boas, 58,82% como boas e 0% como ruins. Isso é um bom sinal, de que as empresas estão acordando para a Humanização e entendendo que o capital intelectual que está nas pessoas é muito mais importante do que a aquisição de uma máquina, um imobilizado, por exemplo.

Num processo seletivo, respeitar o candidato é a habilidade nº1 do entrevistador. Sinônimo de respeito nesta hora é ser claro na comunicação, desde o primeiro contato, informando qual é a vaga disponível e porque não, tendo como hábito um pequeno filtro via telefone, evitando que o candidato se desloque até a sua empresa sem muitas vezes ter um perfil mínimo para a vaga. Outro detalhe importante é procurar adaptar-se aos horários do candidato e facilitar a sua vinda à empresa, afinal, é você que está com a vaga em aberto e quer encontrar aquele que melhor se encaixa na sua necessidade.

E na hora do contato presencial? Não atrase, chame pelo nome, dê atenção, ou seja, ouça ativamente, interagindo e interferindo quando necessário. Apresente a empresa e fale de sua situação atual no mercado e de seus planos futuros. Certifique-se de que o candidato está à vontade! Seu futuro colaborador deve sair da entrevista encantado e com vontade de trabalhar na sua empresa!

Este post foi escrito por Fabiana Poletti que é Coach e Consultora especialista em Gestão de Pessoas. Realiza trabalhos nas áreas de recrutamento e seleção, responsabilidade social e qualidade de vida nas empresas, treinamentos e  head hunter. Além de apoiar empresas a tornar-se uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil (GPTW – Great Place to Work).

Contato: www.fabianapoletti.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Mais para explorar