Nosso último post falou sobre como tratar clientes que já estão satisfeitos com a nossa empresa (clique aqui para ler o post). No entanto temos empresas que não fazem este tipo de pesquisa.
Para aqueles que gostariam de pesquisar qual o grau de satisfação de seus clientes seguem algumas dicas.
- Avalie se as informações de cadastro dos clientes estão atualizadas e quais as informações sua empresa possui. Assim você pode optar por fazer a pesquisa por telefone, por e mail ou pessoalmente;
- Para pesquisas por e mail você pode usar ferramentas para elaboração de questionário on line como o Google docs que facilita a gestão das informações;
- Se preferir fazer um formulário para preenchimento manual cuide para que o cliente tenha um local adequado para preenchimento e possa depositar o formulário em uma urna que lhe ofereça sigilo e nenhum constrangimento em expressar sua opinião sobre a empresa;
Por fim, acho válido que independente da forma que a pesquisa de satisfação seja feita, as informações coletadas junto aos clientes sejam analisadas e incorporadas (sempre que possível) para melhoria na empresa.
E se o cliente estiver insatisfeito e fizer uma reclamação? Lembre-se que aqueles clientes que reclamam dão a sua empresa a oportunidade de ser ainda melhor.
Precisa de ajuda para fazer pesquisa de satisfação com seus clientes? Nós podemos ajudar você. CLIQUE AQUI PARA AGENDAR A VISITA