Neste ano completo vinte anos de experiência na área de relacionamento com clientes. Já ministrei diversos treinamentos de prospecção ao telefone, televendas e atendimento e também conheci profissionais que melhoraram muito seu desempenho com a prática de treinamentos.
Mas, é frequente me deparar com empresários e gestores que me questionam “por que nem sempre os treinamentos funcionam?”. Já falei sobre isso em outro post. Clique aqui para acessar.
Vamos as respostas! Podemos treinar equipes em prospecção ao telefone e ao se atingir melhores resultados, as vendas não se concretizarem por limitações de processos ou falta de organização da equipe de campo.
É possível ter uma equipe em pleno desempenho ao receber treinamento sobre como vender mais ao telefone ou como realizar negociações mais eficazes e no dia a dia não fechar mais negócios por falta de estoque.
Podemos ter equipes mais motivadas com treinamento sobre atendimento ao cliente e ao exercerem suas atividades os profissionais se deparam com falhas de processo. E que motivação resiste a demora no sistema que irrita os clientes e a própria equipe?
Por fim, o que dizer sobre um “gestor (des)motivador” que não sabe como extrair resultados de equipes bem treinadas?
Atenção! Bons treinamentos dão resultado! Mas é preciso também melhorar os processos e a percepção dos gestores neste sentido.
Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes da Foco Consultoria que é especialista em prospecção e vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.