Não faça pesquisa de satisfação de clientes

Não faça pesquisa de satisfação de clientes

29 de julho de 2019

Não faça pesquisa de satisfação de clientes

Fazer pesquisa de satisfação de clientes é uma prática de baixo custo para as empresas.

Além do mais, trata-se de uma ação com potencial para trazer melhorias para os processos.

Isso sem falar nos ganhos de materializar para as equipes a “voz do cliente” dizendo por que gosta ou não de se relacionar com sua empresa.

Pra quem não faz pesquisa de satisfação de clientes, recomendo fortemente implementá-la. Seja por telefone, WhatsApp, e-mail ou mesmo com preenchimento de formulários manuais, sua empresa terá mais informações sobre seus consumidores.

Em alguns casos, ao fazer uma avaliação sobre nosso trabalho, os consumidores nos fornecem um material muito rico sobre como podemos ser melhores.

E na prática, cliente satisfeito é cliente que compra mais e nos recomenda e no final, é o resultado que todos queremos.

Para aqueles que gostariam de fazer pesquisa de satisfação de clientes, seguem algumas dicas

  1. Avalie as informações de cadastro que sua empresa possui e se estão atualizadas. Assim, você pode optar por fazer a abordagem por telefone, WhatsApp ou por e-mail
  2. Para pesquisas por e-mail ou WhatsApp, você pode usar questionário online – como o Formulários Google, que facilitam o controle das informações
  3. Se preferir um formulário para preenchimento manual, cuide para que o cliente tenha um local adequado para preenchimento e uma urna para depositá-lo
  4. Dê ao cliente a escolha de identificar-se ou não. Pergunte se quer informar seus dados de contato como forma de receber retorno, mais informações ou esclarecimento
  5. Zele para que o consumidor tenha sigilo e nenhum constrangimento em expressar sua opinião.

Agora, se a pesquisa de satisfação de clientes identificar que ele está insatisfeito, faça uma análise crítica e avalie se é algo pertinente, real e principalmente passível de ação corretiva ou preventiva.

Lembre-se: o cliente que reclama, nos dá a oportunidade de sermos melhores. E claro, se você estiver errado, resolva!

Veja, ter um cliente insatisfeito é algo aceitável e por vezes, a insatisfação decorre de simplesmente não conhecer o processo ou os porquês da sua empresa.

Portanto, esclarecer, conversar, dar retorno é simples e fácil e uma das maneiras eficientes para sua empresa resolver algumas insatisfações.

Se sua empresa precisa de ajuda para avaliar a satisfação dos seus clientes, conte comigo! Clique aqui

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Leitura sugerida: Pesquisa de satisfação pra que?

Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes da Foco Consultoria, especialista em Prospecção e Vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.

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