O que uma consultoria de vendas faz?

1 de junho de 2022

O que uma consultoria de vendas faz?

Sua empresa precisa vender mais? Se a sua resposta a estas perguntas foi afirmativa… uma consultoria de vendas vai te ajudar!

A equipe comercial não bate metas há alguns meses? Você já experimentou diferentes estratégias e não teve sucesso?

Mas afinal o que faz uma consultoria de vendas? Vou começar te contando que é importante ter um objetivo claro sobre o trabalho que será realizado. Ou melhor, quais são os pontos que sua empresa quer melhorar?

E assim será elaborado um plano de ações que para estes pontos sejam resolvidos. A consultoria fará um levantamento de informações e diagnóstico da empresa ou setor comercial para definir um cronograma de trabalho.

Os 3 pilares destes serviços são:

  1. Pessoas
  2. Processos
  3. Tecnologia ou ferramentas

Para cada um dos itens serão levantadas as melhorias e ações nas quais a consultoria de vendas vai ajudar. E claro! Tudo precisa estar alinhado com a equipe e lideranças, pois as mudanças são feitas em conjunto.

Minha atuação como consultora está centrada em equipes que atuam com prospecção e vendas por telefone ou pelo WhatsApp. E os principais serviços de consultoria comercial são:

  • Implantação de setor de vendas internas, pré-vendas, televendas/telemarketing e call center
  • Aperfeiçoamento de processos e modelo de prospecção ativa (produtos/serviços)
  • Definição de modelo de prospecção: ativo/receptivo sendo pessoa física/jurídica
  • Padronização de procedimentos de venda
  • Organização de respostas padrão (e-mail/WhatsApp)

  • Elaboração/revisão de roteiro de abordagem por telefone (prospecção + carteira + inativos)
  • Implantação ou aperfeiçoamento de indicadores comerciais
  • Apoio na definição e implantação de ferramentas comerciais (CRM, PABX, WhatsApp, listas)
  • Orientação de rotinas e atividades do setor
  • Definição de ciclo de projeção de prospecção/régua de contato

  • Apresentação de modelos de trabalho para equipes de prospecção e vendas por telefone
  • Organização de rotinas de agendamento de visitas e pós-venda
  • Acompanhamento individual de ligações para análise de qualidade/script (padrão de ligação)
  • Definição de critérios de monitoria de qualidade
  • Apoio na elaboração de atividades da equipe de Consultores e Gestão Comercial

Meu trabalho é fazer com que os procedimentos internos estejam alinhados e sendo executados de forma a entregar os melhores resultados. E também que os gestores comerciais sejam preparados para suas atividades após a consultoria de vendas ser finalizada.

Para mais informações sobre a consultoria de vendas acesse – https://fafitalopes.com.br/servicos-categorias/consultoria/

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Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes, especialista em Prospecção e Vendas por telefone e WhatsApp e atendimento ao cliente.

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