Claro que pode?
Mas, e contar piada para um cliente, pode? Também pode!
Como você sabe toda ação tem uma…reação! Isso mesmo! Se vai contar piada para o cliente esteja preparado para:
- Ouvir as piadas do cliente
- Tornar o relacionamento com seu cliente mais leve e descontraído
- Ser criticado ou perder o cliente
E como saber se vai fortalecer o relacionamento ou perder o cliente? Fácil!
Identifique o perfil do cliente e avalie se ele dá abertura para “ir além”;
- Pense no que vai dizer. Considere que temas como: religião, sexo, política, futebol dentre outros tem alto risco de constranger ou irritar o cliente. Portanto, seja criativo e inteligente com o que vai dizer ao cliente.
- Saiba quando parar. Gosto de contatos leves e descontraídos, porque realmente acredito que estas atitudes nos aproximam dos clientes. Mas, se perceber que o cliente não é receptivo, pare! Outro ponto que cabe ressaltar é que se o seu contato com o cliente está acontecendo apenas para contar piada, pare! Reveja seu relacionamento, pois o que buscamos são oportunidades de vendas.
E para finalizar o post de hoje fica a DR (dica de relacionamento).
Nunca, mas nunca mesmo conte uma piada num primeiro contato. Nestas ocasiões você ainda não identificou o perfil do cliente e está começando um relacionamento
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Este post foi escrito pela Consultora Fafita L. Perpétuo da Foco Consultoria que é especialista em prospecção e vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.