três passos para um bom atendimento ao cliente

19 de julho de 2019

três passos para um bom atendimento ao cliente

Ter um bom atendimento é algo que muitas empresas desejam. Mas, esta nem sempre é uma tarefa fácil.  

Para ajudar empresas e profissionais que atuam nesta área, escrevi este post com três passos que todo bom atendimento deve ter:

Passo 1: Abertura

Olhe para o cliente. Fazer contato visual e cumprimentar o cliente são ações que ajudam a “abrir” um bom atendimento.

Mas, para mim, algo que é essencial neste passo é INICIAR O ATENDIMENTO.

Ou seja, você que está atendendo é quem deve ter a iniciativa de dirigir-se ao cliente e interagir como ele. Não espere!

Parece básico, mas por conta da correria, do volume de trabalho ou simplesmente porque “atendemos no automático”, muitas vezes deixamos de olhar para o cliente.

E “deixando” de olhar, também “deixamos no cliente” a impressão de que ele é mais um!

Passo 2: Atendimento

Pra mim, prestar um bom atendimento envolve dar solução para a necessidade do cliente.

Por isso sempre sugiro que, quando estamos falando de atendimento, o profissional deve buscar “IR ALÉM”.

Este é seu momento de ouvir o cliente para que, rapidamente, possa oferecer a solução que ele espera da sua empresa.

Aliás, agilidade é um dos itens que as pessoas usam para avaliar se tiveram um bom atendimento (ou mau atendimento).

Passo 3: Fechamento

Agradecer o cliente por estar na sua empresa, por comprar seu produto ou serviço é essencial.

Afinal de contas, sem clientes a nossa empresa não existe.

Além disso, aproveite o fechamento para convidar o cliente a voltar, informe os seus canais de atendimento e também sobre as garantias do seu produto ou serviço.

Acredito que ao ler este post você identificou informações simples e até mesmo básicas de um bom atendimento ao cliente.

Porém, eu convido você a fazer um teste. Observe no atendimento que você recebe como cliente se estes passos são seguidos. Você vai se surpreender!

Se você quer me contar sobre como é o atendimento da sua empresa, clique aqui e agende uma visita.

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Leitura sugerida: Quem atende o cliente? O colaborador ou o computador?

Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes da Foco Consultoria, especialista em Prospecção e Vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.

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