Ter um bom atendimento é algo que muitas empresas desejam. Mas, esta nem sempre é uma tarefa fácil.
Para ajudar empresas e profissionais que atuam nesta área, escrevi este post com três passos que todo bom atendimento deve ter:
Passo 1: Abertura
Olhe para o cliente. Fazer contato visual e cumprimentar o cliente são ações que ajudam a “abrir” um bom atendimento.
Mas, para mim, algo que é essencial neste passo é INICIAR O ATENDIMENTO.
Ou seja, você que está atendendo é quem deve ter a iniciativa de dirigir-se ao cliente e interagir como ele. Não espere!
Parece básico, mas por conta da correria, do volume de trabalho ou simplesmente porque “atendemos no automático”, muitas vezes deixamos de olhar para o cliente.
E “deixando” de olhar, também “deixamos no cliente” a impressão de que ele é mais um!
Passo 2: Atendimento
Pra mim, prestar um bom atendimento envolve dar solução para a necessidade do cliente.
Por isso sempre sugiro que, quando estamos falando de atendimento, o profissional deve buscar “IR ALÉM”.
Este é seu momento de ouvir o cliente para que, rapidamente, possa oferecer a solução que ele espera da sua empresa.
Aliás, agilidade é um dos itens que as pessoas usam para avaliar se tiveram um bom atendimento (ou mau atendimento).
Passo 3: Fechamento
Agradecer o cliente por estar na sua empresa, por comprar seu produto ou serviço é essencial.
Afinal de contas, sem clientes a nossa empresa não existe.
Além disso, aproveite o fechamento para convidar o cliente a voltar, informe os seus canais de atendimento e também sobre as garantias do seu produto ou serviço.
Acredito que ao ler este post você identificou informações simples e até mesmo básicas de um bom atendimento ao cliente.
Porém, eu convido você a fazer um teste. Observe no atendimento que você recebe como cliente se estes passos são seguidos. Você vai se surpreender!
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Leitura sugerida: Quem atende o cliente? O colaborador ou o computador?
Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes da Foco Consultoria, especialista em Prospecção e Vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.