Script de vendas por telefone

Script de vendas por telefone

15 de maio de 2019

Script de vendas por telefone

Falar sobre script de vendas por telefone é um dos meus temas preferidos. E neste post decidi contar o que eu compartilho nos meus treinamentos sobre este assunto.

O Brasil é reconhecidamente um grande produtor de novelas.

Como sabemos, os diálogos dos atores são baseados em um script. Eu, como boa noveleira, sei que temos bons atores e também bons scripts!

Observo também seu uso durante o horário eleitoral transmitido pela televisão. Em alguns casos, fica nítido que o candidato está lendo o script.

A diferença no uso do script nestas duas situações é a naturalidade. No caso das novelas, mesmo sabendo que se trata de ficção, muitas vezes os atores conseguem gerar emoção em quem está assistindo (quem nunca se pegou rindo ou conversando com televisão?).

Já no caso do horário eleitoral, a fala “engessada ou robotizada” deixa claro que o script não foi bem usado. E nestes casos, a emoção nem sempre é positiva e acaba por gerar desconfiança e até descrédito.

E esta também é uma questão para profissionais que fazem vendas por telefone. Mas, claro que ninguém precisa ser ator ou atriz para saber como usar um bom script na hora de vender. Aliás, script de vendas não deve nem ser lido, nem decorado. É apenas um roteiro, uma sequência mental que com a prática fica natural e tecnicamente imbatível!

Além da naturalidade, considero outros dois pontos muito relevantes para o uso de script de vendas por telefone: a preparação e a objetividade.

Aliás, pra mim, objetividade é lei para profissionais de vendas. Não precisamos falar muito, mas sim falar bem; ir direto ao ponto e ter clareza na mensagem.

De nada adianta um bom script de vendas se não tiver preparação. Nada de pegar o telefone e sair ligando “pra ver no que dá”. Sabemos que antes de qualquer contato precisamos nos preparar para vender.

Ou seja, o script deve ser usado como um roteiro, uma base. Pois, o que buscamos é a objetividade do contato e a efetividade na venda. Lembre-se, script é um roteiro para apoiar a apresentação da proposta ou da oferta e também o fechamento da venda.

Ninguém precisa ter habilidade de ator para usar script. É uma questão de prática!

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Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes da Foco Consultoria, especialista em Prospecção e Vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.

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