Ah, o desafio diário de todo profissional de vendas! Prospectar e vender! Vender e prospectar.
E depois de 20 anos trabalhando com relacionamento com clientes não conheço outra maneira de conseguir novos clientes que não seja… prospectar.
Seja a partir de leads trazidos por campanhas de inbound marketing, seja por listas geradas a partir de eventos, contatos do site ou redes sociais, o que não faltam são opções para sua empresa conseguir novos clientes.
Mas, atenção! De nada adianta ter uma lista se você não ligar para o cliente! Quem não prospecta, não vende!
E claro, vender exige habilidade. Pra mim três habilidades são essenciais de profissionais de vendas por telefone são: iniciativa, resiliência e bom senso.
A iniciativa nos dá a certeza de que se não tentar, não vai vender!
Já a resiliência remete a nossa capacidade de recomeçar. Lembre-se, o resultado só virá se você persistir.
E por fim o bom senso. Em vendas precisamos saber a hora de parar. Isso mesmo! Ao fazer contatos de prospecção e vendas por telefone temos que “sentir” qual negociação trará resultado e qual não vale a pena investir.
Para isso precisamos perceber os clientes que devem continuar sendo prospectados, aqueles que merecem um tempo maior para fechamento da venda e por fim aqueles que não vão comprar.
Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes da Foco Consultoria que é especialista em prospecção e vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.