Como ser um bom vendedor?

19 de janeiro de 2022

Como ser um bom vendedor?

Todos os dias eu lido com times de venda! Vivencio a dura realidade de encarar metas, prazos e muita pressão por resultado. Por isso escrevi uma lista para te ajudar a entender como ser um bom vendedor:

🔵 Conheça seus produtos e serviços

É óbvio, mas precisa ser dito. E este é um ponto que deve ser analisado de dois lados. Primeiro! A empresa precisa qualificar e treinar as equipes de vendas. E segundo! Os profissionais precisam se dedicar a entender e manter-se atualizados.

Afinal com acesso facilitado a tantas informações nossos clientes passam a ser mais críticos na hora da comprar. E você já sabe não dá pra ser amador diante de clientes exigentes e conhecedores da sua força.

Clientes profissionais merecem profissionais de venda!

E quero acrescentar um bônus aqui!

Você precisa acreditar no que vende! Sua confiança traz credibilidade e isso te ajuda a ser um bom vendedor e ter mais resultados.

🔵 Trabalhe sua comunicação

Pra mim vendas é um exercício constante de comunicação. Afinal falar, ouvir com atenção, receber e mandar mensagens, observar a reação das pessoas são partes da nossa comunicação.

E preciso te dizer que a forma como eu me comunico é uma atitude que venho me auto avaliando há um bom tempo, pois ela é vital para meu trabalho.

Então quero te fazer um desafio de comunicação! Releia as últimas 10 mensagens que enviou pelo WhatsApp para seus clientes e faça uma avaliação sincera sobre sua comunicação. Depois me conte o que achou!

Veja outras dicas de como usar o Whatsapp para vender mais. CLIQUE AQUI

🔵 Pratique técnicas de vendas

É isso mesmo! Pratique! Quem participa de treinamentos de vendas via de regra conhece temas como: gatilhos mentais, comunicação assertiva, Spin Selling ou BANT.

Qual é o maior desafio? Praticar! Toda técnica vai funcionar para você ser um bom vendedor desde que faça acontecer!

Pratique o que você já sabe como forma de compreender o que é mais adequado para o seu cliente ou prospect.

🔵 Aprenda mais sobre indicadores

Já conhece seus produtos ou serviços e sabe usar as melhores técnicas de vendas? Se a sua resposta é sim o próximo passo é aprender sobre indicadores.

Dominar seus números de vendas (é isso mesmo que você leu!) diz muito sobre como ser um bom vendedor!

Minha FafiDica é que você comece por estes indicadores: ⬇️

Oportunidades comerciais – este indicador é um termômetro se as ações de marketing e indicações nos trazem oportunidades qualificadas (leads) e se o mês vai fechar bem ou não.

Motivos de não fechamento – permite trabalhar as maiores objeções comerciais. Você precisa saber porque perde vendas e claro, resolver!

Taxa de conversão – é consequência de entender os motivos de perda de vendas. Se a oportunidade comercial tem qualidade e você sabe contornar objeções este indicador precisa melhorar.

🔵 Tenha atitude

Atitude pra mim tem a ver com ação! Por isso, faça acontecer!

Não dá pra esperar o cliente aparecer ou ligar, responder a mensagem, ver o e mail. 

Faça a ligação, a visita, o acompanhamento da proposta, a qualificação do lead. Simples assim! Não espere e faça!

O que fazer para vender mais, pra mim, sem medo de errar, passa por uma boa dose de atitude. Cuide do seu comportamento.

Para mais dicas me siga nas redes sociais – CLIQUE AQUI

Este post foi escritVocê nãoo pela Consultora Fafita Lopes, especialista em Prospecção e Vendas por telefone e WhatsApp e atendimento ao cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Mais para explorar