O post de hoje fala sobre um tema recorrente em vendas: como vender mais e melhor.
Então vamos lá… Você sabe quais são as características e benefícios dos seus produtos? Ou melhor, sua equipe sabe?
Ou ainda, sua equipe usa características OU benefícios para vender?
Para auxiliar nestas respostas, vamos de forma breve recordar o que são características e benefícios:
A partir das características, seu cliente conhece aspectos ou especificações do produto ou serviço.
Já com os benefícios, o cliente entende qual é o impacto que o produto ou serviço traz.
Agora, vamos entender porque característica e benefícios te ajudam a vender mais e melhor!
Para isso, vou usar o exemplo de um celular que tem bateria com autonomia de 15 horas (característica). Isso quer dizer que ao comprar este produto, você poderá falar mais tempo ao celular sem precisar recarregá-lo, ou seja, mais praticidade (benefício).
Se praticidade é importante para o cliente, este benefício precisa ser explorado no momento da venda. E claro, isso vai te ajudar a vender mais e melhor.
É importante conhecer todas as características para tirar dúvidas dos clientes, mas a decisão de compra está muito vinculada aos benefícios que o cliente deseja ou espera.
Ao vender, temos o desafio de apresentar os benefícios para o nosso cliente e por isso é essencial ter estas informações claras para poder ajustar seu script de vendas.
Pra mim, um bom script permite associar as características corretas aos benefícios esperados pelo cliente e assim, ajuda-lo a tomar a melhor decisão. Viu só como você pode vender mais e melhor?
Mas, é importante reforçar que ninguém precisa ficar lendo o script. Aliás, script não deve ser lido, nem decorado. É apenas um roteiro, uma sequência mental que com a prática fica natural e tecnicamente imbatível!
Além da naturalidade, outro ponto que vai te ajudar vender mais e melhor é a objetividade. Aliás, pra mim, objetividade é lei para profissionais de vendas.
Não precisamos falar muito, mas sim falar bem. Sem rodeios ou firulas, ir direto ao ponto e ter clareza. Ou seja, um script objetivo vai ter maior efetividade na venda.
Eu convido você a fazer um teste. Seja mais objetivo nos seus contatos de vendas. Você vai se surpreender!
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Leitura sugerida: Script de vendas por telefone
Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes, especialista em Prospecção e Vendas por telefone, Atendimento ao cliente e Pós-venda.