Pesquisa de satisfação por WhatsApp

Pesquisa de satisfação por WhatsApp

19 de agosto de 2020

Pesquisa de satisfação por WhatsApp

Sua empresa faz pesquisa, mas não tem tido bons resultados? Minha dica é: faça pesquisa de satisfação por WhatsApp.

Preciso dizer que em mais de 20 anos trabalhando com relacionamento com cliente, nunca vi uma ferramenta ser tão bem aceita como o WhatsApp. E isso é uma oportunidade para as empresas.

Você já sabe que o aplicativo tem vantagens e desvantagens (como tudo na vida, né?). Vamos a elas:

Vantagens

  • Proporciona agilidade, é rápido e direto
  • Baixo custo (mesmo na versão Business que é voltada para pequenas e médias empresas)
  • Recursos adicionais (enviar imagens, vídeos ou links)
  • Efetividade com aqueles consumidores que são difíceis de contatar em horário comercial (o cliente recebe a mensagem e responde quando puder).

Desvantagens

  • Demanda acompanhamento constante, pois sugere um tempo de resposta curto
  • Acionamento em horário não comercial
  • Informalidade às vezes é confundida com intimidade
  • Necessidade de controle de contatos e respostas.

Você também já sabe que fazer pesquisa de satisfação de clientes é uma prática de baixo custo para as empresas. E além do mais, trata-se de uma ação com potencial para trazer melhorias para os processos. E fazer pesquisa de satisfação por WhatsApp é uma oportunidade que sua empresa não pode perder!

Independente se sua empresa vende pelo WhatsApp, loja virtual, por telefone ou presencial, você pode usar o aplicativo para avaliar a satisfação do seu cliente.

Claro que para enviar informações da sua empresa para o celular de qualquer cliente, precisamos de autorização do mesmo. E isto vale para informações de vendas, atendimento ou pesquisa de satisfação.

Para algumas pessoas, o envio de mensagem sem autorização é invasivo e causa reações do tipo: “quem é esta empresa ou pessoa que está me enviado mensagem?”. E nestes casos, o envio de mensagem pode causar rejeição e também insatisfação.

Portanto, aproveite o canal de contato para se aproximar do cliente. Se usado com bom senso, você terá boa efetividade em pesquisa de satisfação por WhatsApp. Afinal, o aplicativo é simples, fácil e uma das maneiras eficientes para sua empresa entender e resolver algumas insatisfações.

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Leitura sugerida: Atendimento ao cliente pelo WhatsApp: vale tudo?

Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes, especialista em Prospecção e Vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.

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