Sua empresa faz pesquisa, mas não tem tido bons resultados? Minha dica é: faça pesquisa de satisfação por WhatsApp.
Preciso dizer que em mais de 20 anos trabalhando com relacionamento com cliente, nunca vi uma ferramenta ser tão bem aceita como o WhatsApp. E isso é uma oportunidade para as empresas.
Você já sabe que o aplicativo tem vantagens e desvantagens (como tudo na vida, né?). Vamos a elas:
Vantagens
- Proporciona agilidade, é rápido e direto
- Baixo custo (mesmo na versão Business que é voltada para pequenas e médias empresas)
- Recursos adicionais (enviar imagens, vídeos ou links)
- Efetividade com aqueles consumidores que são difíceis de contatar em horário comercial (o cliente recebe a mensagem e responde quando puder).
Desvantagens
- Demanda acompanhamento constante, pois sugere um tempo de resposta curto
- Acionamento em horário não comercial
- Informalidade às vezes é confundida com intimidade
- Necessidade de controle de contatos e respostas.
Você também já sabe que fazer pesquisa de satisfação de clientes é uma prática de baixo custo para as empresas. E além do mais, trata-se de uma ação com potencial para trazer melhorias para os processos. E fazer pesquisa de satisfação por WhatsApp é uma oportunidade que sua empresa não pode perder!
Independente se sua empresa vende pelo WhatsApp, loja virtual, por telefone ou presencial, você pode usar o aplicativo para avaliar a satisfação do seu cliente.
Claro que para enviar informações da sua empresa para o celular de qualquer cliente, precisamos de autorização do mesmo. E isto vale para informações de vendas, atendimento ou pesquisa de satisfação.
Para algumas pessoas, o envio de mensagem sem autorização é invasivo e causa reações do tipo: “quem é esta empresa ou pessoa que está me enviado mensagem?”. E nestes casos, o envio de mensagem pode causar rejeição e também insatisfação.
Portanto, aproveite o canal de contato para se aproximar do cliente. Se usado com bom senso, você terá boa efetividade em pesquisa de satisfação por WhatsApp. Afinal, o aplicativo é simples, fácil e uma das maneiras eficientes para sua empresa entender e resolver algumas insatisfações.
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Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes, especialista em Prospecção e Vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.