O cliente não tem sempre razão

8 de junho de 2019

O cliente não tem sempre razão

É isso mesmo que você leu! O cliente nem sempre tem razão. Depois de mais de 20 anos trabalhando com gestão de atendimento ao cliente, digo isso com muita segurança.

E digo mais, nossas empresas precisam estar preparadas para dizer para o cliente que o cliente não tem sempre razão. E por isso, os treinamentos sobre boas práticas de atendimento são tão importantes.

Mas, não ter razão não quer dizer que o cliente será destratado por nossas empresas. Precisamos sim atender bem, dar as devidas informações e tratativas para que seja esclarecido porque o cliente não tem razão, ou simplesmente porque não conseguimos atendê-lo desta ou daquela forma.

Lembre-se, o cliente não conhece como nossa empresa funciona. Nós é que precisamos esclarecer esta condição para ele.

É importante lembrar também que o cliente é a razão das nossas empresas existirem. Sem eles, não tem empresa!

Porém, em tempos de mídias sociais e diante de “casos e causos” que frequentam, de forma recorrente as minhas redes sociais com relatos de consumidores frustrados e indignados por falhas de atendimento, eu me vejo no lugar destes clientes e concordo que algumas empresas perdem a razão. E como consequência perdem clientes, por não compreenderem que por vezes, o cliente tem razão.

Também assisto igualmente consumidores que, por não aceitarem a posição contrária de uma empresa se expõem e o fazem igualmente com as empresas nas redes sociais. Diante disso, me pergunto: quem tem razão?

Para não ter sua marca exposta vale a pena as empresas concordarem com as reclamações de um cliente em específico, mesmo que este não seja o processo ‘normal’.

Os consumidores podem e devem expor seus problemas nas redes sociais como forma de pressionar as empresas a resolvê-los?

Enfim, para você, o cliente tem sempre razão?

Para saber mais sobre boas práticas de atendimento ao cliente entre em contato e agende uma visita. Clique aqui:

Aproveite nossa página do Facebook e compartilhe mais experiências: Clique aqui

Leitura sugerida: Três passos para um bom atendimento 

 

Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes da Foco Consultoria, especialista em Prospecção e Vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Mais para explorar