Em tempos de Whatsapp, você deve estar se perguntando por que fazer prospecção de clientes por telefone.
Eu também me pergunto por quê.
E pra mim a resposta é sempre a mesma: porque o telefone ainda é uma ferramenta mais forte que outros meios de prospecção.
Eu também gosto do e-mail e do Whatsapp, mas entendo que são ferramentas de apoio aos contatos por telefone.
Os meios eletrônicos são sem dúvidas mais fáceis e rápidos. Você já sabe que precisa de menos tempo para enviar 50 mensagens, do que para fazer 50 ligações.
Mas ao usar os meios eletrônicos, temos que contar com uma resposta para seguir. Sem falar que usar estes canais para um primeiro contato de prospecção pode parecer invasivo.
Preciso esclarecer que para mim, prospectar é trabalhar uma oportunidade de venda, seja ela oriunda de um contato pelo site, redes sociais, eventos, troca de cartões ou lista de prospects. Ou seja, contatos receptivo ou ativo.
Pra mim, se o prospect me procurar pelo site, por exemplo, vou conduzir o contato para migrar de canal para o telefone.
Se um potencial cliente me solicita informações pelo Whatsapp ou rede social, vou sempre trabalhar para que o contato siga para o telefone.
E minha forma de trabalho tem sempre o mesmo objetivo: evitar que o cliente “fuja” (o que é muito fácil de acontecer pelos canais digitais) sem que eu consiga ouvir sua necessidade e entender se o perfil é aderente ao que posso oferecer.
Aliás, tenho outro objetivo ao realizar prospecção de clientes por telefone. No telefone é possível sentir o cliente. Se está apenas “pesquisando” ou se tem real interesse de compra e vou precisar apenas trabalhar suas necessidades e timing.
Em tempo de tanta comunicação digital, fazer prospecção de clientes por telefone tem se mostrado uma ferramenta de vendas com bons resultados. Não à toa que minha empresa é especializada nesta área.
Mas é claro, fazer um trabalho de prospecção de clientes por telefone com técnica e com profissionais bem treinados ajuda.
Sem falar na importância de escolher bem os potenciais compradores que sua empresa vai prospectar.
Fazer prospecção de clientes por telefone não é fácil, as é efetivo, e os resultados são uma grata surpresa.
Existem diferentes formas de trabalhar com potenciais compradores: podemos ligar para aqueles que já estão no nosso cadastro (vender mais para o mesmo cliente é sempre bom) ou fazer alguma ação para conseguir novos cadastros como: um sorteio ou até mesmo organizar um evento para nossos potenciais compradores e aproveitar a oportunidade para captar cadastros que posteriormente serão contatados.
No entanto, tenho visto empresas fazendo trabalhos de prospecção com um grupo de clientes muitas vezes esquecidos ou desvalorizados: os inativos.
Sabe aquele cliente que você batalhou para que ele conhecesse seu produto, avaliasse sua proposta e seus preços e finalmente comprasse da sua empresa? Hoje ele ainda compra da sua empresa?
Se a sua resposta é não, é porque ele tornou-se um cliente inativo.
E agora que você já sabe por que fazer prospecção de clientes por telefone, é só prospectar. Te desejo muitas e boas vendas!
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Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes da Foco Consultoria, especialista em Prospecção e Vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.