Quer uma boa dica de prospecção B2B?

8 de julho de 2019

Quer uma boa dica de prospecção B2B?

Sua empresa precisa prospectar hoje para vender amanhã! Por isso, vou compartilhar uma dica de prospecção B2B.

Prospectar de forma ativa nem sempre é uma tarefa fácil, mas ainda é o principal meio para gerar negócios e trazer novos clientes.

Minha dica de prospecção B2B é: ligue para o cliente.

Considero o telefone como a ferramenta mais efetiva para prospectar de forma ativa, especialmente na prospecção corporativa.

Se você conheceu seu potencial cliente em um evento, recebeu uma indicação ou simplesmente fará um contato a partir de uma lista de prospects, ligue!

Prepare-se para fazer uma abordagem profissionalizada, use técnicas adequadas para este tipo de contato, senão será ‘mais um’ que está tentando vender.

Enquanto potencial cliente, muitos de nós já tivemos (ou pelo menos conhecemos alguém que teve) experiências pouco satisfatórias em receber contatos de prospecção e vendas por telefone.

É só lembrar daquela empresa que liga e insiste, insiste e insiste pra que você compre algo que já disse que não quer. E por isso entendemos a relevância de não ser ‘mais um’.

E você deve estar pensando se não seria mais simples, rápido e direto enviar um e-mail ou uma mensagem pelo WhatsApp, por exemplo, e esperar seu prospect responder. Por que não?

Porque tanto no caso da mensagem por aplicativo quanto pelo e-mail, seu futuro cliente pode simplesmente não te responder, não reagir, mesmo que o conteúdo enviado seja fantasticamente interessante.

Quantos e-mails ficam na sua caixa de entrada, quantas mensagens você recebe, lê e pensa: depois eu vejo.  Mas, é possível que não veja e esqueça, o que é natural dado o volume de informações e prioridades que todos nós temos.

Já por telefone, o caminho pode ser mais trabalhoso, mas tende a ser mais assertivo.

Certamente ao conseguir falar com seu cliente, terá a oportunidade de se apresentar, transmitir diretamente sua mensagem e principalmente, iniciar uma conversa que te leve à negociação.

Viu só como esta é uma boa dica de prospecção B2B?

Ou perceber, já neste contato, qual caminho sua prospecção deverá seguir.

Vou te dar outra dica de prospecção B2B é: pense no que vai falar quando o cliente atender. No universo corporativo, posso dizer sem medo de errar que diariamente alguém tenta vender algo para a mesma empresa que você.

Portanto, prepare-se para o contato e seja objetivo. Pense que o script precisa sempre ter um momento para ABERTURA, APRESENTAÇÃO e FECHAMENTO.

Quer mais uma dica de prospecção B2B? Não insista se perceber claramente que o potencial comprador não quer comprar.

Pense em outras formas de manter contato e crie uma agenda para uma próxima conversa ou visita. Estes pontos te ajudarão a gerar um “gancho” para uma nova ligação.

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Leitura sugerida: Como vender os benefícios de seu produto por telefone.

Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes da Foco Consultoria, especialista em Prospecção e Vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.

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