O que é melhor? Fazer venda pelo WhatsApp ou por telefone?

6 de março de 2021

O que é melhor? Fazer venda pelo WhatsApp ou por telefone?

Ligar ou mandar mensagem? Vamos começar do início! Todo esforço – independente do canal – é para trazer vendas e bater meta! Seu cliente gosta de comprar pelo WhatsApp? Então, venda pelo WhatsApp.

E a recíproca tem que ser verdadeira. Se ele não gosta, não insista! Mude de canal para não perder a oportunidade.

Preciso dizer também que os dois são bons canais de venda. Mas claro, temos que pensar que comprar pelo telefone ou pelo WhatsApp também tem a ver com o perfil do comprador.

E pra mim outro ponto decisivo é a relação de confiança que se tem com a empresa. A venda pelo WhatsApp vai fluir melhor num relacionamento mais forte ou que seja mais longo.

Por isso o aplicativo é tão bom para vendas recorrentes ou para aqueles que têm carteira de clientes. E portanto tenho que te dizer que numa PROSPECÇÃO ATIVA PELO WhatsApp sua venda por estar perdida.

Agora a pergunta que não quer calar! Qual o melhor canal de vendas? WhatsApp ou telefone? O WhatsApp é bom quando:

O cliente já te conhece e o nível de interesse do comprador está alto. Você percebe na conversa que o cliente já pesquisou sobre o produto ou serviço, viu fotos e as perguntas são voltadas para fechamento

O ticket da venda é baixo. Pense comigo! Você compra ou compraria: comida, roupa e sapato pelo WhatsApp? Provavelmente a resposta é SIM. Agora, você compraria um carro pelo WhatsApp? Provavelmente você respondeu NÃO. Veja que a diferença de preço no item comprado nos faz repensar sobre qual o melhor canal de vendas.

Mas você já sabe que a conexão pelo WhatsApp é frágil. É mais fácil o cliente escapar e você perder o momento da venda. Então vou te contar quando vender pelo telefone e não pelo WhatsApp é sua melhor opção!

O telefone dá mais resultado para vendas onde é essencial esclarecer dúvidas, trocar muitas informações técnicas ou responder perguntas

E o mais importante é que o telefone é muito melhor pra contornar objeções e seguir para o fechamento. E sabe por que? Quando no telefone o cliente diz que está caro ou vai pensar, você tem a oportunidade de naquele momento contornar a objeção. E veja como esta mesma situação no WhatsApp pode dificultar o fechamento da venda.

Agora me diz! Qual canal os seus clientes preferem? Assista o vídeo e veja como conseguir os melhores resultados

Para mais dicas me siga nas redes sociais – CLIQUE AQUI

Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes, especialista em Prospecção e Vendas por telefone e WhatsApp e atendimento ao cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook

Mais para explorar