O que é melhor? Fazer venda pelo WhatsApp ou por telefone?

6 de março de 2021

O que é melhor? Fazer venda pelo WhatsApp ou por telefone?

Ligar ou mandar mensagem? Vamos começar do início! Todo esforço – independente do canal – é para trazer vendas e bater meta! Seu cliente gosta de comprar pelo WhatsApp? Então, venda pelo WhatsApp.

E a recíproca tem que ser verdadeira. Se ele não gosta, não insista! Mude de canal para não perder a oportunidade.

Preciso dizer também que os dois são bons canais de venda. Mas claro, temos que pensar que comprar pelo telefone ou pelo WhatsApp também tem a ver com o perfil do comprador.

E pra mim outro ponto decisivo é a relação de confiança que se tem com a empresa. A venda pelo WhatsApp vai fluir melhor num relacionamento mais forte ou que seja mais longo.

Por isso o aplicativo é tão bom para vendas recorrentes ou para aqueles que têm carteira de clientes. E portanto tenho que te dizer que numa PROSPECÇÃO ATIVA PELO WhatsApp sua venda por estar perdida.

Agora a pergunta que não quer calar! Qual o melhor canal de vendas? WhatsApp ou telefone? O WhatsApp é bom quando:

O cliente já te conhece e o nível de interesse do comprador está alto. Você percebe na conversa que o cliente já pesquisou sobre o produto ou serviço, viu fotos e as perguntas são voltadas para fechamento

O ticket da venda é baixo. Pense comigo! Você compra ou compraria: comida, roupa e sapato pelo WhatsApp? Provavelmente a resposta é SIM. Agora, você compraria um carro pelo WhatsApp? Provavelmente você respondeu NÃO. Veja que a diferença de preço no item comprado nos faz repensar sobre qual o melhor canal de vendas.

Mas você já sabe que a conexão pelo WhatsApp é frágil. É mais fácil o cliente escapar e você perder o momento da venda. Então vou te contar quando vender pelo telefone e não pelo WhatsApp é sua melhor opção!

O telefone dá mais resultado para vendas onde é essencial esclarecer dúvidas, trocar muitas informações técnicas ou responder perguntas

E o mais importante é que o telefone é muito melhor pra contornar objeções e seguir para o fechamento. E sabe por que? Quando no telefone o cliente diz que está caro ou vai pensar, você tem a oportunidade de naquele momento contornar a objeção. E veja como esta mesma situação no WhatsApp pode dificultar o fechamento da venda.

Agora me diz! Qual canal os seus clientes preferem? Assista o vídeo e veja como conseguir os melhores resultados

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Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes, especialista em Prospecção e Vendas por telefone e WhatsApp e atendimento ao cliente.

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